Esta é a história de um génio da cultura física, que superando todos os tipos de vicissitudes familiares, económicas, políticas, sociais e culturais criou uma filosofia e uma práxis revolucionária sobre como se relacionar com nós mesmos, que chamou de “Contrologia” e, infelizmente ainda hoje, não ocupa o lugar merecido na história.
Graças à sua inesgotável curiosidade, perseverança e disciplina, conseguiu obter, como resultado final, uma obra de arte e ciência intemporal, que mesmo quarenta e cinco anos depois do desaparecimento do seu criador, essa mesma criação continua a ser tão revolucionária como o foi no passado, quando “Contrology” estava ainda a dar os primeiros passos.
Ao chegar nos Estados Unidos, Hubertus Joseph Pilates procurou construir uma lenda mítica em torno de si mesmo, este seria o sonho de muitos homens e mulheres naquele tempo. Ao chegou a NovaYork estabeleceu-se no nº 939 da Oitava Avenida em Manhattan e ao mesmo tempo, começou a fantasiar e a construir uma mitologia sobre a sua imagem que manteve até ao fim de sua vida. Aqui reside o grande dilema o de descobrir a verdade sobre Hubertus Joseph e a sua grande personagem.
Em última análise, a verdade acaba por ser muito mais interessante do que o mito, um ser humano excepcional, tanto no trabalho desenvolvido como no seu longo percurso de vida.
O aspecto humano é o que nos interessa agora, irá explicar que “Contrology” é o resultado desses 84 anos, revelando o individuo e a sua vida verdadeiramente excepcional.
Hoje em dia, tentamos continuamente honrar a sua “genialidade” mas, apesar de ter vivido algum reconhecimento, Joseph Pilates não viveu para ver o sucesso que tanto ansiava. O Seu maior desejo e frustração pessoal foi precisamente isso, o não reconhecimento oficial do valor da Contrology como um elemento fundamental na educação do ser humano desde de “tenra” idade, na infância e nas escolas.
Segundo ele Isso permitiria que a “raça humana” alcançasse uma consciência evolutiva. Aprender a comportar-se e entender o que significa “ficar direito“. Para uma aprendizagem inicial, de forma a compreender os mecanismos, a mecânica do corpo e viver a vida de acordo com o “conceito de dignidade”.
Embora não inteiramente original, Joseph Hubertus Pilates era na realidade um “teórico político” que identificou o seu trabalho com os ideais da Grécia antiga. No entanto este seu objectivo, devido em parte a sua forte personalidade, não foi alcançado em vida apesar de seu incansável esforço.
No entanto, acredito que não seja apenas a sua personalidade marcante o único factor responsável no bloqueio das suas ambições; uma sociedade “bloqueada no passado”, que não estava pronta, e ainda não está, para receber os seus ensinamentos como verdades universais, este foi outro obstáculo. Hubertus Joseph disse uma vez “estou avançado 50 anos do meu tempo“, e isso traz à mente as palavras do filósofo Josef Pieper, outro alemão, que definiu o conceito de “modernidade”. Acho que Joseph era, de facto moderno, extremamente moderno, mas durante o seu percurso de vida o mundo fechou os olhos.
A biografia de Joseph Hubertus Pilates é indispensável para quem quer aprender a “Contrologia” em toda a sua profundidade. De fato a sua biografia, a sua personalidade, o seu caráter, o seus gostos, as suas preferências, as suas ideias políticas, etc., são inseparáveis do seu trabalho. Como podemos desassociar uma obra de arte de seu criador? Podemos falar de uma composição de Beethoven, Schubert ou Stravinsky sem se referir às suas biografias, aos períodos em que viviam, às circunstâncias económicas que desfrutavam ou sofreram? Como se pode dissociar o trabalho de um artista da sua vida? Como podemos acreditar que o trabalho de uma pessoa está isolado da psicologia, das crenças e da filosofia de vida do seu criador?
Na verdade, podemos apreciar a música de Bach sem conhecer sua biografia, pois, em última instância, o trabalho transcende seu criador. Da mesma forma, podemos desfrutar de uma sessão de Pilates sem saber nada sobre o seu criador. Mas este é precisamente o espaço que esta biografia procura preencher. De agora em diante, devemos considerar a ideia de que, se conhecemos a vida de Joe Pilates, os seus pensamentos, medos, desejos, etc., podemos entender melhor esse trabalho em que acreditamos e defendemos.
Chegamos a um ponto nesta discussão onde não podemos mais separar a pessoa da sua criação. Parafraseando o psiquiatra Jacques Lacan, “o sujeito é o que um significante representa para outro significante”, e no caso de Joseph Pilates, essa frase é ainda mais adequada.
Podemos escolher entre dois caminhos se quisermos compreendê-lo profundamente. Ambos os caminhos se complementam entre si. O primeiro caminho é através de sua criação, Contrology, e por aqui que devemos começar, honrar e apreciar o trabalho de Romana Kryzanowska. Ao mesmo tempo, devemos seguir o caminho da investigação rigorosa do legado de Joseph Pilates, tanto ao nível do design do equipamento quanto do seu know-how. As descobertas aproximarão a pessoa por detrás do trabalho, o inventor.
Continuando esse percurso ao longo desta linha, temos a própria definição de Joseph de Contrologia, como uma “combinação de arte e ciência”. Joe Pilates expressa isso de maneiras diferentes, mas semelhantes.
”Contrology” é a ciência e a arte do desenvolvimento coordenado mente-corpo-espírito através de movimentos naturais sob o controle rigoroso da vontade” e “a ciência e a arte do desenvolvimento coordenado mente-corpo-espírito através de movimento coordenado, rigorosamente disciplinado”.
Este é um percurso muito denso e complicado para analisar agora, e os resultados serão apresentados noutro projeto de pesquisa no futuro.
E todos acreditamos que este seja o caso. Mas essa definição também deve ser investigada. Em primeiro lugar, devemos questionar a palavra “ciência”. Joseph Pilates não era um cientista como tradicionalmente o entendemos, ele também não percurso académico superior. Mas devemos apreciar este seu grande talento, agiu como cientista na invenção e no desenvolvimento da Contrologia.
Usando o método científico, deixa de lado a subjetividade e busca resultados mais objetivos. Mas aqui temos a palavra “arte” embutida na definição de Contrologia. Joe vai um passo adiante quando descreve as cinco partes da “mente”, interagir com a parte objetiva. Arte misturada com a Ciência. Isto é o que torna o Contrologia extraordinária e única.
Na palavra “arte”, conforme definido por Hubertus Joseph, a aplicação dessas cinco partes da mente é ou deve ser obrigatória tanto para o professor quanto para a pessoa que realiza os exercícios.
A metodologia empregada pela Contrologia impõe uma ordem de execução, uma coreografia precisa, uma certa duração, um ritmo preciso, etc., sem negligenciar o papel da intensidade à medida que o aluno progride. E é tarefa do professor e do aluno temperar esse progresso com moderação. Para conseguir isso, ambos terão que usar essa virtude: o professor atendendo aos benefícios da melhoria gradual e o aluno ao apreciar que a “moderação” é o caminho mais curto e seguro, evitando qualquer excesso que possa prejudicar o progresso. Quem não se lembra da famosa frase de Joseph, que diz: “o equilíbrio e a moderação é chave para a boa saúde”?
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Esta é uma virtude que Joseph Hubertus toda a sua vida teve que trabalhar no duro para cultivar o mérito. Ele era um homem com uma personalidade muito forte que, por meio da autodisciplina, restringia exatamente nos outros os mesmos excessos que ele próprio gostava. Era orgulhoso de sua imagem como um alcoolico duro, mas todas as entrevistas indicam que Joe bebia com moderação e, na verdade, sempre cerveja. Isso não significa que não ultrapassasse ocasionalmente o limite. Também se vangloriava de ser um fumador compulsivo, fumava ele?…Sim fumava mas nunca dentro do seu estúdio, e naquela época era um acto social fumar em qualquer ambiente. Ele gostava de charutos e também fumava cigarros, mas geralmente fazia-o durante momentos de relaxamento ou nas festas.
Um homem de ideias muito liberais, Joe de muitas maneiras foi também muito conservador. Conhecido por ter um carácter marcante nunca passou despercebido, mas ninguém o recorda por algum excesso cometido. Joe foi o produto da educação e da cultura dominante desde o final do século XIX até o início do século XX na Alemanha. Em público era absolutamente apropriado, e evidências disso podem ser encontradas na regra de ouro do estúdio, onde ninguém jamais saiu dos limites da propriedade e não havia socialização. Ele também foi lembrado pela sua extrema pontualidade e sua reduzida ou inexistente paciência com pessoas que não eram suficientemente interessantes ”inteligentes”…
Hubertus Joseph vivia nessa doutrina, esse principio, por essa mesma razão sugeriu; reclamar justiça para si e para a sua Contrologia, para que pudesse ocupar o lugar legítimo na educação dos seres humanos e o lugar na história. A justiça para ele por ser o inventor do método e para a Contrology porque estava convencido de que era justo e bom, e portanto ambos precisavam e mereciam reconhecimento. A falta deste reconhecimento “volatilizou” o seu comportamento sempre que se referia a instituições a nível oficial e nacional nos Estados Unidos
Ao longo da sua vida esse inconformismo será evidente, na sua primeira viagem à Grã-Bretanha, no divorcio da segunda esposa, na sua recusa em ter e manter uma relação família tradicional, na sua aventura americana, etc., encontramos decisões importantes e extremamente difíceis que de longe, parecem ter sido imprudentes ou egoístas. Mas uma leitura mais profunda revelará que essas foram as próprias decisões que o levaram ao longo do caminho a tornar-se a “individualidade” que conhecemos hoje. Ele aplicou essa justiça a si mesmo para se tornar a pessoa que queria ser, conseguindo esse feito ´à custa do seu “gênio”. Se não fosse assim, poderia ter conduzido um “percurso” de vida menos complicado, mas para ele não faria sentido, sem dúvida, seria mais frustrante e infeliz.
A Contrologia não faz distinções com base na idade, crenças religiosas ou éticas, raça ou gênero. Dá a todos a oportunidade de praticar e dá a cada um deles devida atenção.
Alguém que pratica o método deve assumir certas compromissos e ao mesmo tempo tem o direito de melhorar uma parte de si próprio. Contrology oferece uma oportunidade de retorno do “investimento” em cada um de nós, seguindo o livre arbítrio e uma atitude positiva. Transcrição; “ Respeitando a sociedade do tempo Romano, a justiça era a constante e perpétua vontade de conceder a todos e cada um de nós os seus direitos e esses direitos são viver honestamente, não ferir ninguém e para cada pessoa receber o que ele ou ela merece.” Aqui vemos novamente Hubertus Joseph Pilates e a sua “Contrology” praticaram essa virtude social bem antes do seu tempo. Hoje é difícil imaginar como foi, mas quando Pilate’s chegou vindo da Alemanha para se estabelecer permanentemente nos Estados Unidos e abrir o seu estúdio em 1927, tenta romper com as regras e os costumes da sociedade americana. Desde o início, o estúdio era multi-genero, era também aberto para mulheres e elas treinavam ao lado de homens. Isso foi muito “avançado” para o tempo. Os mais famosos ginásios da época, como os de Sigmund Klein, Joe Bonomo, Professor Attila, Georges Bothner, Charles Atlas, Bob Hoffman e muitos outros, eram exclusivamente para homens.
No registo bibliográfico existente desde o final dos anos 30, confirmam que Joseph Pilates aceitou clientes afro-americanos que treinaram na mesma sala que todos os outros. Estamos a falar aqui de algo verdadeiramente “disruptor” num país que teve que esperar mais 30 anos para ver o fim da segregação racial. O mesmo aconteceu com todos os tipos de pessoas. Joe aceitou clientes sem considerar a religião, a orientação sexual, a classe ou o contexto económico. De milionários a pessoas que não podiam pagar as sessões, todos no mesmo espaço. Recordemos então o nome do método; Contrologia, literalmente a “ciência do controle”. Poderia perfeitamente ser apelidado de “Prudentologia”, a “ciência da prudência”. Mas foi mais alem, recordamos que o control é um dos princípios fundamentais de Contrologia. Não existe algo mais a dizer sobre este tema, pois não precisa de mais explicações.
E, no que diz respeito a Hubertus Joseph? A prudência foi outro cavalo de batalha. Agiu Socialmente com grande prudência, mas a sua forte personalidade e sua natureza clara e direta levaram-no a ter alguns inimigos.
Na sua vida com sua terceira esposa, Clara, essa virtude parecia bem estabelecida: ambos eram muito liberais e aceitaram a independência do outro; respeito e admiração. Ele estava obcecado por proteger seu trabalho para a posteridade. Mas, apesar das patentes e dos esforços para proteger sua originalidade ao longo de sua vida, os eventos após sua morte foram desfazer toda essa prudência que o caracterizou em relação ao sua Contrologia. Finalmente, chega a “Fortitude”: Esta é sem dúvida, a virtude mais forte em todos os aspectos de Hubertus Joseph Pilates. Poderiamos resumir toda a sua biografia com apenas uma virtude. Fortitude é uma virtude enraizada no carácter, e não em cálculo ou preparação.
Os gregos chamavam-lhe “coragem” e acreditavam que era reforçada pela educação física (coragem física) e pelo exercício de controle (coragem moral) sobre a vontade de poder.
Em suma, essa virtude descreve a capacidade de lidar com o esforço, adversidade e dor, seria sinónimo de força, resistência, vigor, energia, integridade, firmeza, justiça.
Teremos que falar sobre o vínculo da “Fortitude” com a “Contrologia”? Ou talvez as palavras mencionadas acima como vigor, solidez, energia, integridade são intrínsecas ao método. É exatamente o mesmo para o praticante, ou as palavras não são utilizadas pelos próprios profissionais para descrever suas opiniões depois de praticar a Contrología por um período específico?
A biografia de Hubertus Joseph mostra muitos aspectos da sua vida e da personalidade, onde a palavra Fortaleza, em qualquer sentido que queiramos aplicar, se encaixa perfeitamente na sua vida: Para começar, encontramos uma criança que pertence a uma família numerosa sem quase nenhum recurso económico e com uma determinação ilimitada para expandir seus conhecimentos. Quando era apenas um adolescente, ele tinha que deixar a casa da família para ganhar a vida e projectar seu futuro. O que é impensável na sociedade hoje em circunstâncias normais.
Com apenas visão parcial, desde que a perdeu aos cinco anos, decidiu dedicar-se toda sua vida à “culto do corpo”, sem prejuízo da sua desvantagem. O contrário. Determinante e com uma força incomum, após a morte prematura de sua primeira esposa, decidiu radicalmente começar de novo, e num outro campo ao qual ele havia sido dedicado por catorze anos, o da cervejeira. Parte para a Grã-Bretanha para começar do zero e sem falar a língua.
Acaba por ser preso pelas forças de segurança por causa de uma guerra e um erro histórico sobre pessoas de origem alemã. Não no início, mas depois aproveitou esse infortúnio que durou cinco anos de prisão em cinco diferentes campos de detenção, para aprender a sobreviver.
Extraditado para uma Alemanha derrotada e devastada, irá encontra a sua segunda esposa.Começa uma nova família e decide dedicar-se totalmente em algo que se vai chamar, alguns anos mais tarde, de “Contrologia”.
Então ele abandona tudo para se mudar para Hamburgo para se concentrar e preparar o salto para a fama e a mudança para Nova York. Poderiamos continuar a contar histórias sobre os eventos que moldaram Joseph Hubertus Pilates, como ele se apelidou legalmente em 1929, exemplo de ousadia, resolução e determinação incondicional baseada na força interior, tanto ética como espiritualmente.
E assim, podemos continuar a contar histórias sobre os eventos produzidos por Joseph Hubertus Pilates, que foi registado legalmente desde 1929, mostram ousadia, resolução e determinação com base numa força interna, ética e espiritual, sem arranhões. Ele sabia o que queria, sabia exatamente o que tinha nas mãos, sabia quem era e a sua missão, sem dúvida. E ele foi a tudo isso, sem concessões, sem se curvar.
Encontramo-lo ainda em 1964, aos 81 anos, inaugurar a segunda Fundação Pilates. Na sua vida; em 1965; com 82 anos tentando mudar a localização do estúdio original, abrindo um segundo estudio e lutando como uma fera contra o seu proprios amigos que ajudaram a criar a Fundação.
Só depois, aos 83 anos de idade, um ano antes da morte, o vemos vacilar, retirando praticamente do estúdio e ficando muito desencantados. Mas ele nunca desistiu.
O objetivo final da virtude é alcançar a felicidade, mas tudo leva a crer, tudo nos leva a crer que Hubertus Joseph não o era. Ele sacrificou a sua felicidade ao sucesso da Contrologia. Os budistas dizem que a felicidade é uma decisão a tomar, e ele decidiu não tomar essa decisão porque seu método era tão intrínseco á sua pessoa e vida que não podia dissociá-la. A sua convicção radical, o seu orgulho no trabalho, consigo próprio e a sua visão do futuro, impediram-no de desistir do sucesso que, sem dúvida, merecia ter. E isso simplesmente não aconteceu, mas citando Josef Pieper novamente “ser justo significa nada mais do que isso: ter uma dívida e pagá-la”, dando a impressão de que esta era exatamente a missão de Hubertus Joseph, e como ele mesmo se definiu como “Prometheus”, veio para entregar um trabalho à humanidade, a Contrologia, e assim viveu o dever de missão. Foi nos entregue essa missao e somos responsáveis por colocar Joe Pilates e a sua Contrologia no lugar corresponde da história.
2012 Conferencia de Nice
RESUMO CRONOLOGICO;
Joseph Hubertus Pilates nasceu a 9 Dezembro 1883 em Mönchengladbach/Germany perto de Düsseldorf , Gasthausstr. 32, Alemanha, foto da casa de família, local onde nasceu no link anexo; http://www.easyvigour.net.nz/pilates/h_officalrecords.htm#top
In 1912 Pilates lived in England working as a circus performer, boxer and self-defence instructor. During the First World War, he was interned with other German nationals. During this time he developed his technique of physical fitness further, by teaching his fellow internees.
Durante a última parte da Guerra, foi terapeuta num hospital na Ilha de Man, onde trabalhou com pacientes incapazes de caminhar. Pilates juntou as molas das camas do hospital para ajudar a apoiar os membros dos pacientes, levando ao desenvolvimento de sua famosa peça de equipamento conhecida como ‘Cadillac’. Grande parte do seu equipamento, embora ligeiramente adaptado, ainda está em uso hoje em muitos Estúdios de Pilates.
Quando eclodiu a Primeira grande Guerra, as autoridades britânicas detiveram-no num campo de exilados dada a sua nacionalidade alemã e durante esse período de detenção decidiu dedicar o seu tempo ao desenvolvendo de ideias sobre saúde e aptidão física, o resultado foi a origem do seu método, o “Metodo de Pilates”.
In 1914 became quite a star with his gladiator act which he performed with his brother.
Neste campo, em Lancaster, ele começou a criar equipamentos para reabilitar os seus “pacientes”, transformando molas das camas numa forma de resistência ao “movimento”, a origem dos equipamentos Reformer e Cadilac.
Pilates emigrou para os EUA no início de 1920 com sua esposa Clara, e juntos desenvolveram e ensinaram o método na “academia de condicionamento físico” em Nova York.
O estúdio estava equipado e preparado para o trabalho de reabilitação. Em breve tornou-se muito popular, particularmente com a comunidade de dança, pois oferecia uma alternativa na melhorar a técnica ou se recuperar de uma lesão. A palavra espalhou-se rapidamente e muitas celebridades começaram a visitaram seu estúdio. Estas incluíram lendas de dança como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Jerome Robbins, George Balanchine e Martha Graham, bem como o ator José Ferrer e o autor Christopher Isherwood. Originalmente, 60% da clientela eram homens.
Joseph Hubertus Pilates, foi como se apelidou legalmente em 1929
Os princípios do Pilates, revela-nos a importância da harmonia, do controlo e do domínio dos movimentos do corpo, aliado à concentração e foco no exercício que se está realizar.
Em 1964, aos 81 anos, inaugurar a segunda Fundação Pilates
Em 1965; com 82 anos tentando mudar a localização do estúdio original.
Morre em 1966 com 83 anos
BIBLIOGRAFIA;
http://www.pilateslessons.org/joseph-pilates.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Pilates
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pilates
http://www.easyvigour.net.nz/pilates/h_officalrecords.htm
http://www.easyvigour.net.nz/pilates/POLESTARConferenceBrosch2008www.pdf
http://revistapilates.com.br/2011/12/22/biografia-de-joseph-pilates/
https://www.pilatesmethodalliance.org/i4a/pages/index.cfm?pageid=3277
http://www.pilatesfoundation.com/pilates/the-history-of-pilates/
http://biografieonline.it/biografia-joseph-pilates
http://www.metodo-pilates.com.ar/
http://web.archive.org/web/20061024051416/http://thepilatescenter.com/jhpilates.htm
http://www.jillianhessel.com/pilates_biography.html
http://www.pilatesbiography.com/conference.html
http://www.pilatesbiography.com/conferencia.html
http://www.contrologyclub.com/
http://www.jillianhessel.com/res_reading.html#contrology
http://www.federacionespanoladepilates.com/cursos/indexpilates.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Pilates
https://en.wikipedia.org/wiki/Romana_Kryzanowska
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Lacan
https://pt.wikipedia.org/wiki/Josef_Pieper
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%BAssia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Atlas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Joe_Bonomo
BOOKS
- Your Health: A Corrective System of Exercising That Revolutionizes the Entire Field of Physical Educationin 1934,
- Return to Life Through Contrology, 1945.
Pilates encouraged awareness of the breath and the alignment of the spine through exercise